quarta-feira, 7 de julho de 2010

FESTA DE SÃO FERMIN



É uma das festividades espanholas mais tradicionais, ocorre entre os dias 7 e 14 de julho em homenagem ao Santo Padroeiro de Pamplona, na Espanha. A Festa de San Fermín acontece anualmente, tendo sempre resultado negativo que inclui a morte dos animais usados no festejo, morte de participantes e pessoas feridas.
O ponto auge da festa é o “encierro”, que é uma corrida onde os jovens se vestem de vermelho e branco para chamar a atenção dos touros que são soltos nas ruas e no meio da multidão saem em disparada percorrendo um circuito de 850 metros.
Conseqüentemente quando encontram pessoas a sua frente os ferem, há ferimentos que podem levar o indivíduo à morte. A corrida só termina quando os animais chegam à Praça de Pamplona, onde mais tarde os touros irão ser lidados por toureiros de renome, para isso os animais são feridos, por causa da dor eles ficam agressivos prontos para a tourada.









Ao final do espetáculo os animais são sacrificados através de ferimentos com lança até o coração e no centro da cabeça. Grande parte desses corredores são pessoas que passaram a noite bebendo e que decidem participar do encierro, além desses participantes existem os profissionais e aprendizes que também participam dessa parte do festejo.
Essa festividade tem aproximadamente 500 anos de existência, que resiste às modernidades dos dias atuais, a princípio não era uma festa era apenas o transporte dos touros dos currais até a praça de touros. Muitas pessoas são contra esse festejo, pois acham um absurdo torturarem e matarem os animais, em compensação outras são a favor desta tradição.

2 comentários:

nossa coitado dos touros eles só querem se defender entrei nesse blog porque achei interessante pois estou fazendo um trabalho goste i obrigada por me ajudarem mais eu sou contra a essa brincadeira com touros

essa eu nunca tinha visto touro vomitar sangue.

Postar um comentário