sábado, 11 de junho de 2011

Alunos de Gravatá conhecem o Primeiro Barco Movido a Energia Solar




Os alunos da Escola Cônego Eugênio Vilanova conheceram o primeiro barco pernambucano movido a energia solar, no dia de ontem, em visita ao Espaço Ciência. Acompanhados pelo Professor Ricardo Vieira, os alunos puderam dar um pequeno passeio no pequeno barco criado pelo pesquisador Josué Cipriano, que passa surpresa de todos, residiu em Gravatá e é apaixonado pela nossa cidade.



Josué nos contou que há mais de um ano buscava desenvolver um barco solar, composto basicamente por um bote inflável, um motor elétrico e um painel que armazena a energia solar. O pesquisador nos revelou que a cada vem buscando aprimorar o modelo. “Nosso barco é um protótipo que desenvolve uma velocidade média de 15km/h e capaz de navegar até a noite, pois as baterias armazenam energia e permite uma autonomia bem relevante”, contou Josué.




“Eu adorei o passeio no barquinho. É muito interessante ver um barco movido a energia solar”, comentou Eveline, uma das alunas premiadas com o passeio. O nome do barquinho é GiraSol e como o inventor residiu em Gravatá, os alunos foram premiados com mais passeios e uma atenção maior de Josué que revelou em sua palestra que sempre gostou de tecnologia e sempre foi ligado às questões ambientais e estava feliz por unir estes dois conceitos em um barco.


“Seria o ponto de partida para fazer com que outras pessoas também entrem nessa tecnologia, porque é viável. É economicamente viável e investir em ecologia é um bom negócio. É um barco realmente que cumpre sua função de não poluir”, diz Josué.

O GiraSol é capaz de levar dois passageiros, além do piloto. O barco foi criado com pouco menos de R$ 10 mil. A invenção deu certo e o criador já pensa em construir algo maior. E se você também quer conhecer, o barco está exporto no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, em Olinda.



Além de Josué, os alunos conheceram também o inventor Valdeck Lima, parceiro de Josué nas pesquisas em instrumentos que funcionam à base de energia solar. Valdeck usava um boné muito interessante que possuía uma pequena hélice movida pela energia limpa do sol. Ele também nos mostrou um porte com lâmpadas que são acesas pela energia solar, produzido por Josué e Valdeck.



Eles batizaram de Poste Ecológico que durante o dia é abastecido pelo sol, e através da placa solar que é armazenada e controlada para ser utilizada a noite, com acendimento automático ao escurecer, e ao amanhecer desliga as lâmpadas.


Maiores informações acessem o blog dos inventores:

Contatos telefônicos:
81- 8650-9239 _ 9196-8135

Endereços eletrônicos:

0 comentários:

Postar um comentário