quinta-feira, 30 de junho de 2011

Movimento Pró-Gravatá

Esse texto é longo e não terminará aqui... Porque estaremos iniciando um debate que vai deixar muita gente insatisfeita, muita gente com raiva, mas também vai despertar muita gente para esse movimento pró- Ozano, que na verdade é um movimento pró-Gravatá..

Fico assistindo a movimentação das lideranças políticas de Gravatá com vistas às próximas eleições como se fosse um repeteco sem graça de cenas que já estamos acostumados a ver, como se fosse um disco arranhado repetindo os mesmo sons das campanhas passadas. Escuto falar em mudanças, em terceira via, em grupos para e por Gravatá; vejo sendo lançados “balões de ensaio” com personagens que nem querer ser candidatos querem, e tanto o fim desse filme, como os últimos tons dessa música todos nós já conhecemos, ou termina no azul ou no vermelho.

Se realmente estas pessoas que dizem não ao vermelho e ao azul, querem de fato uma alternativa a Joaquim Neto e a Bruno Martiniano, ao suposto “bem e mal” eles já têm e se chama Ozano Brito. Entretanto, mais uma vez prevalecem os interesses pessoais de cada um em detrimento de um projeto maior que é o de mudar a estrutura administrativa da cidade promovendo uma ruptura nas velhas formas arcaicas de se fazer política e introduzindo o conceito de um novo processo político onde se privilegia o coletivo no lugar do individual.

Parece que a vontade de ser prefeito de Gravatá chegou a todo mundo, é como se a mosca azul tivesse picado a todos, é como se fosse uma epidemia e, ao invés de se juntarem para oferecer uma alternativa viável à população, vão se digladiando feito meninos num campo de pelada discutindo quem joga e quem não joga, quem é o dono da bola, ou do campo e por aí vai, sem chegar a lugar nenhum e sabendo que vão acabar mais uma vez no velho pastoril do “vermelho e do azul”, com eles, os que ficam se movimentando feito caranguejos, que ficam andando de lado e sem rumo certo servindo de “Diana de Palanque” sem nem perceberem.

É hora de dar um basta nisso!

Está na hora desses empresários, intelectuais, profissionais liberais, lideranças políticas que não querem votar em Bruno e não desejam a volta de Joaquim Neto, se unirem em torno de um projeto comum com vistas a eleição, optando por apoiar o candidato natural à reeleição que é Ozano Brito, fortalecendo a democracia, respeitando os mecanismos de escolha de candidatos e acima de tudo trabalhando para a melhoria da qualidade de vida de todos os gravataenses.

Imagine se todos esses que estão se lançando candidatos a prefeito de Gravatá, como Charles da Madereira, Marcone Bezerra, Régis da Banca, Pedro Martiniano, Lucas Leal, Joaquim Francisco, Arnaldo da Cesta Básica e junto com eles os seus amigos, os que já estão apoiando Ozano Brito, os que querem apoiar, mas estão escondidos atrás da falta de opção, enfim todos que não desejam o “azul ou o vermelho” formassem uma base de apoio à reeleição do atual prefeito, para trabalhar o seu nome para 2012, com certeza sairemos da inércia, teremos um candidato à reeleição - Ozano Brito - motivado e satisfeito com o apoio natural e espontâneo desse movimento que pensa Gravatá, não como um curral eleitoral, mas como uma cidade que busca uma alternativa para sair de um tipo de política coronelistas, dicotômica, maquiavélica e sem futuro que é esta de duas “bandas” uma podre e uma boa.

Não existe meia laranja podre na beira da estrada: ou tá bichada ou tem maribondo no pé. Por isso, na minha opinião Gravatá já tem o seu candidato natural e ele se chama Ozano Brito. É preciso respeitar o processo que nós mesmos defendemos. É preciso que os que se dizem preocupados com o futuro de Gravatá, comecem de fato a dar demonstrações de que querem fazer alguma coisa positiva pela cidade se juntando num movimento de apoio à gestão de Ozano Brito, discutindo de forma clara e transparente os gargalos administrativos, incentivando-o a concluir o seu mandato de maneira honesta (como vem sendo desde que ele assumiu) e produtiva para que possa se defender o seu nome nas próximas eleições.

Muita gente diz que Ozano Brito não é candidato. Como ele vai dizer que é candidato se tem duzentos candidatos correndo atrás do seu lugar. Como ele vai dizer que é candidato e antecipar o debate eleitoral em mais de um ano. Se Ozano Brito não fosse candidato a sua movimentação seria bem diferente, não estaria preocupado com filiações partidárias, não estaria preocupado com a formação de fóruns de desenvolvimento para agregar empresários e pessoas preocupadas com projetos estruturadores, etc., Se Ozano Brito não fosse candidato não daria preferência a determinadas nomeações que unem o técnico e o político e estaria caminhando para concluir seu mandato e dar adeus à política e aos políticos.

Portanto, Ozano Brito é candidato à reeleição e a sua gestão vem sendo marcada por uma coisa que não dar votos, que o povo não vê, mas fundamental para o futuro. A gestão de Ozano Brito vem fazendo o que nenhuma outra fez:

1º - Desenvolvendo os projetos executivos para a realização de obras estruturadoras nos próximos vinte anos; mas o nosso provincianismo, o nosso imediatismo prefere pedacinhos de calçamentos, aterrinhos de piçarro, postinhos médicos, sem médicos e sem documentos; escolinhas sem merenda e sem professores, festinhas e mais festinhas para agradar os eleitores que vão votar em candidatos que não sabem nada de orçamento geral da união, de plano plurianual de investimentos, em diferenciar emendas parlamentares de emendas de calçadas.

2º - A obra mais importante de Ozano Brito é a responsabilidade com a coisa pública, com o dinheiro do município. Por isso ele colocou um auditor dentro da prefeitura para acompanhar as despesas e vem trabalhando para sanear as contas municipais, o que vai permitir ao próximo prefeito trabalhar numa prefeitura enxuta com suas contas em dia e com capacidade de investimento. Mas isso não interessa, isso o povo não ver e não dar votos. Preferem um buraco que não tem tamanho desde que tenham obras construídas sobre areia que nas primeiras chuvas desaparecem e voltam a gastar novamente, num círculo infindável de corrupção, onde não sobra dinheiro para nada.

Estas são as duas grandes marcas da gestão de Ozano Brito: a primeira os projetos; a segunda, o controle financeiro. Se falamos tanto de honestidade, de transparência porque vamos jogar fora o que já temos, porque e para quê correr atrás de candidaturas incertas e sem projetos ou propostas. Se em 2012, Ozano Brito, resolver não disputar a reeleição então haverá espaço para que um desses que estão unidos em torno desse movimento pró-Gravatá, seja alçado a condição de candidato a prefeito em 2012, sendo mais uma vez apoiado por todos os que já estão no movimento e recebendo também o apoio do atual prefeito.

Isto é pensar Gravatá! Isto é lutar por uma Gravatá melhor! Isto é responsabilidade com a população e com a cidade. Fica lançado aqui o Movimento Pró-Gravatá, não com nomes, mas com propostas e se você pensa desse jeito então entre em contato com a gente e vamos continuar debatendo o futuro de nossa cidade e aumentando o número de pessoas que vão integrar esse projeto.

Esta é a primeira vez que uso o site para defender uma posição político-partidária, defendendo um projeto para a prefeitura de Gravatá, com Ozano Brito Valença, como comandante do processo de sua sucessão, entretanto deixo o espaço aberto para àqueles que pensam diferente mandarem as suas opiniões que as publicarei sem nenhum peroblema. A ninguém interessa mais esta história de “vermelho e azul”, a nossa Gravatá é linda, pacífica e ordeira, tem todas as cores e não merece um política menor, rasteira,vazia de conteúdo e de idéias, baseada na agressão moral, pessoal, deseducada, deselegante e descortês.

É isso que queremos para os nossos filhos e netos, para o nosso futuro?

Tomaz de Aquino




0 comentários:

Postar um comentário