quarta-feira, 22 de junho de 2011

Intelectualidade e esforço físico


- Vocês são mesmo intelectuais? - perguntou-lhes Will quando os dois saíram dos chuveiros e estavam se enxugando.

- Fazemos trabalho intelectual! - respondeu Vijaya.

- Então, qual é a razão para toda essa horrível trabalheira?

- A razão é muito simples: durante esta manhã, tive algum tempo disponível.

- E eu também - disse o dr. Robert.

- Então foram para os campos e agiram à Tolstoi!

- Vijaya sorriu e disse:

- Parece imaginar que o fazemos movidos por razões éticas!

- E não é?

- Certamente que não. Faço trabalho braçal simplesmente porque tenho músculos e, se não os usar, me transformarei num sedentário mal-humorado.

- Sem nada entre o córtex e as nádegas. Ou melhor, com tudo, porém em condições de inconsciência completa e de estagnação tóxica - disse o dr. Robert. 

- Os intelectuais do Ocidente são tolos viciados em cadeiras e por esse motivo a grande maioria de vocês é repulsivamente corrupta. No passado, mesmo os duques, os agiotas ou os metafísicos tinham que dar grandes caminhadas. Quando não iam a pé, estavam sacudindo no lombo dos cavalos. Enquanto hoje, do magnata à sua secretária, do positivista lógico ao pensador positivo, nove décimos do seu tempo são gastos sobre espuma de borracha. Almofadas de espuma para traseiros de espuma - em casa, no escritório, nos carros, nos bares, nos aviões, nos trens, nos ônibus.



Neste trecho, extraído de "A Ilha", de Aldous Huxley, o visitante Will se surpreende com o fato de que os "intelectuais" Vijaya e Dr. Robert estejam no campo ajudando na polinização e poda das culturas.

A justificativa, ainda mais simples do que uma preocupação ética pelo outro, é uma preocupação com o próprio bem-estar.

Independentemente dos motivos que nos levam a levantar a bunda do sofá ou da cadeira que nos prende à televisão, ao computador e ao conforto de nossos lares e escritórios, a epidemia de imobilidade nos dias de hoje é impressionante. 

Lido com pessoas que precisam emagrecer - por questões de saúde, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol ou mesmo questões estéticas e, analisando a história passada das mesmas, percebe-se que a necessidade de buscar redução do peso hoje advém, em grande parte, de uma negligência no que diz respeito a um mínimo de atividade física necessária para manter sua massa magra e tecido gorduroso nos níveis indicados.

Não prego aqui um culto "acima de todas as coisas" à saúde ou à estética. Longe de mim, principalmente no segundo caso. Entretanto, percebo que muitos dos problemas modernos - inclusive a alta incidência de depressão e ansiedade - residem em parte neste recolhimento dos músculos e ossos a um conforto acima do necessário.

O trecho acima me fez estudar um pouco sobre a vida de Tolstói, e em alguns dias pretendo publicar aqui um pouco sobre a biografia de velho escritor russo, com a qual me identifiquei sobremaneira.

Enquanto isso, que tal calçar teus tênis e sair para uma caminhada neste lindo dia de sol?


Walk in the sun


i wonder what it's like to be loved by you
i wonder what its like to be whole
and i don't walk when there's a stone in my shoe
all i know, that in time i'll be fine

i wonder what it's like to fly so high
or to breathe under the sea
i wonder if someday i'll be good with goodbyes
but i'll be okay if you come along with me

such a long, long way to go
where i'm going i don't know
i'm just following the road
for a walk in the sun
for a walk in the Sun

0 comentários:

Postar um comentário