quarta-feira, 22 de junho de 2011

FAÇA VOCÊ MESMO O SEU SAQUINHO DE LIXO, COM JORNAL


O prefeito Gilberto Kassab assinou no fim desta semana a lei que proíbe sacolas plásticas em São Paulo a partir de 2012. Em alguns outros Estados, ideia já está em prática. Ou seja, a partir de agora e cada vez mais se faz necessário aprender como substituí-las no dia a dia.

O fato que elas fazem muito mal ao meio ambiente, todo mundo sabe. Elas são tradicionalmente feitas de petróleo, um recurso não-renovável cuja exploração e refino trazem danos, às vezes, em proporções catastróficas – como os derramamentos de óleo que destroem fauna e flora em largas extensões. Isso sem falar que elas demoram cerca de 300 anos para se decompor.

As opções para se livrar delas são muitas. Primeiro vieram as eco-bags como solução para as sacolas plásticas do supermercado. Agora uma novidade foi apresentada por Juliana Valentini no grupo de discussão Futuro do Presentesacolinhas de jornal para colocar na lata de lixo. Feita a partir de dobraduras típicas de origami, elas ajudam na decomposição do lixo, que em contato direto com o ambiente ocorre mais rápida do que se tivesse em uma sacola plástica.

O processo é muito fácil e dura cerca de 20 segundos. Basta usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente.


Como fazer:
1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado.
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo.
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
4. O verso ficará igual a figura 4.
5. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda
6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
8. O jornal ficará igual o da figura 8.
9. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
10. É só encaixar dentro do seu cesto e parar de usar plástico no lixo!

0 comentários:

Postar um comentário