sábado, 23 de julho de 2011

Canções do Exílio - Gil e Caetano relembram o período pré e pós Londres



Durante um período do governo militar brasileiro, após o decreto do AI-5, dois grandes cantores e compositores brasileiros acabaram deixando o Brasil e seguindo para exílio em Londres. Em 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram abordados por soldados do Exército e, sem muitas explicações, trancados em celas individuais.

Durante os cinco meses de confinamento os dois passaram por três quartéis e tiveram experiências que só vieram a público no documentário Canções do Exílio, lançado no início de 2011. Como as conversas de Caetano com Glauber Rocha sobre o papel dos militares na política brasileira, e até um show que Gilberto fez para a tropa, no quartel em que estava preso, a pedido do comandante.

O filme é dirigido pelo jornalista Geneton Moraes, que reuniu os depoimentos dos cantores aos depoimentos de Jards Macalé e Jorge Mautner em um programa televisivo. Moraes já possuia alguns depoimentos antigos relacionados à época e os juntou ao documentário. O filme, de quase 30 minutos, retrata com veracidade os acontecimentos de um período turbulento da política e cultura brasileira.



Embed deste vídeo para adicionar no seu site:
" style="outline-style: none; outline-width: initial; outline-color: initial; font-family: Geneva, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 13px; color: rgb(77, 77, 77); width: 420px; ">




fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário