sexta-feira, 22 de julho de 2011

II Encontro da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis




O QUE É O II ENCONTRO?

O II Encontro da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é um evento que reunirá mais de 50 iniciativas locais (movimentos cidadãos, observatórios sociais, redes, plataformas) que desenvolvem atividades relacionadas à promoção da participação cidadã nos processos de desenvolvimento local, ao monitoramento para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, à transparência e ao acesso à informação da gestão pública.

O I Encontro da Rede aconteceu em novembro de 2009, na cidade de Valdívia, no Chile e o Movimento Nueva Región como Vamos foi o anfitrião. Nessa ocasião, participaram representantes de dez iniciativas locais da Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, Equador, além de outras dez cidades chilenas. O I Encontro concluiu que era importante fortalecer um espaço de trabalho em rede e avançar em três eixos fundamentais:

Incidência em políticas públicas;
Mobilização cidadã e
Elaboração de indicadores





Também se estabeleceram canais de comunicação para facilitar o intercâmbio de informações. Para isso, se formaram grupos de trabalho para revisão da carta de princípios da Rede e de comunicação.

O II Encontro da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis se realiza em um momento excepcional no qual se apresenta o nascimento de uma grande quantidade de iniciativas locais em treze países da América Latina.




Objetivo do II Encontro

O objetivo do II Encontro da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é conhecer o estado dos processos de participação cidadã na construção das cidades que estão se desenvolvendo na América Latina e sua vinculação com as tendências globais de desenvolvimento urbano. O evento servirá também para dialogar sobre o marco político e estrutura de governança da Rede e também para que os diferentes membros possam se conhecer e aprender uns com os outros.


0 comentários:

Postar um comentário