terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ambientalistas lançam protesto contra a instalação de termelétrica no Porto de Suape e o secretário João Bosco Almeida os chama de desinformados



Publicado em: 04-10-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Pernambuco

Com o slogan “Usina suja, sou contra”, o Movimento Eco-Vida e o Fórum das Entidades Populares do Cabo de Santo Agostinho vão realizar nesta sexta-feira, 7, às 9h, no pátio da estação ferroviária – centro da cidade – um ato de protesto contra a instalação no Porto de Suape de uma usina termelétrica do grupo Bertin.

O empreendimento, dizem eles, é apontado por especialistas  como a matriz energética mais suja do mundo devido ao seu alto poder de poluição porque produz energia com a queima de óleo combustível, acarretando toneladas de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.

“Não queremos ser a Cubatão de Pernambuco”, disse o cordelista Jairo Lima, um dos organizadores do movimento, que será precedido por panfletagem e carros de som, nas ruas, convidando a população.

Em entrevista à Rádio CBN para comentar a instalação desta usina, o secretário estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco Almeida, chamou os ambientalistas que são contrários ao empreendimento de desinformados.

Segundo ele, quem define os locais onde devem ser instaladas usinas termelétricas – para serem acionadas somente em caso da falta de energia hidrelétrica que é a que é mais consumida em Pernambuco – é o Ministério das Minas e Energia com base em estudos estratégicos.

Suape foi o local indicado para a instalação dessa termelétrica, que terá capacidade, em caso de um “apagão”, de fornecer energia para uma cidade do porte do Recife. Disse ainda o secretário que somente termelétricas podem solucionar rapidamente a falta de energia num grande centro urbano. Porque é só acioná-la e a luz chega como ocorre em 90% dos prédios do Recife que têm elevador.

0 comentários:

Postar um comentário