terça-feira, 4 de outubro de 2011

Priscila Krause condena estudantes da Faculdade de Direito que tentaram cassar a palavra de Marco Maciel



Publicado em: 04-10-2011 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Fogo Cruzado

1- Em nota divulgada agora à tarde, a vereadora e líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, Priscila Krause (DEM), condenou a atitude de estudantes da UFPE que tentaram impedir que Marco Maciel proferisse uma palestra na Faculdade de Direito na noite de ontem.

Eles chegaram a vaiar o ex-senador, que foi aluno da Casa, presidente do Diretório Central dos Estudantes, deputado estadual e federal, governador (escolhido por via indireta), senador três vezes, ministro de Estado e vice-presidente da República.

2- Eis a íntegra da nota da vereadora, filha do ex-governador e ex-ministro Gustavo Krause:

3- O desenrolar do processo democrático no Brasil, vinte e seis anos após o aparecimento da forma de República à qual nos submetemos hoje, nos surpreende dia após dia.

4- A tentativa de censurar a palavra do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, levantada pela professora da Faculdade de Direito do Recife, Larissa Maria de Moraes Leal, e os protestos consequentes dessa postura, ontem à noite, durante o evento que marcou a reabertura do espaço, são provas de que muitos daqueles que sabem levantar a voz contra a falta de liberdade imposta durante a ditadura militar (1964-1985) tentam agora, em pleno regime democrático, se valer desses princípios – odiosos, segundo eles próprios – para impor à sociedade a música de uma nota só.

5- Nessa tentativa pequena, atrasada e reacionária de calar um ex-aluno da Faculdade de Direito do Recife, ex-presidente do DCE daquela Casa, ex-presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Pernambuco, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-governador do Estado, ex-ministro, ex-vice-presidente e ex-senador, a professora e os estudantes que participaram do protesto realizado ontem à noite passam a ratificar aquilo que eles mais dizem contestar: a censura.

6- Em resumo, se a censura é a favor deles, cumpra-se.

7- Do meu gabinete na Câmara do Recife, observo com alegria as movimentações de restauro e reforma na Faculdade de Direito do Recife, um orgulho para todos nós
8- Por fim, reconheço a autenticidade e a legitimidade das críticas que partem na direção da figura política de Marco Maciel. Fazem parte da democracia e precisam ser respeitadas.

9- O que não se admite é gritar pela liberdade, de manhã, e trabalhar contra ela, à noite. A censura a Maciel nada mais é que uma prova de que muitos dos que se consideram em prol da democracia – quando contrariados – não passam de apequenados apoiadores de posturas fascistas e totalitárias.

0 comentários:

Postar um comentário