sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Associação Novo Rumo: Um Exemplo de Luz


Ao lado de Paulo de Tarso, Gleizy Gueiros e Maria Dulce, passei parte da manhã de ontem conhecendo a Novo Rumo. Para nós foi emocionante ver como é possível atender 185 pessoas entre crianças, adultos jovens além das famílias, com todas as atenções necessárias, servindo de impulso para um passo, para uma nova vida, um novo rumo.

Tivemos a honra de conhecer a mentora desse lindo projeto: a Geneticista Paula Arruda (foto comigo) que conseguiu reunir família, amigos e pessoas que foram sendo contagiadas pelo desejo de servir ao próximo mais carente. Paula Arruda e sua amiga Luciana Dias dividem a direção: Paula exerce o cargo de diretora executiva e Luciana de diretora financeira.

A Novo Rumo conta com a ajuda de mais 13 profissionais. Sendo 4 fonoaudiólogas, 2 terapeutas ocupacionais, 2 psicólogos, 2 fisioterapeutas, 1 professor de dança, 1 professor de capoeira, 1 nutricionista e 5 estagiários de terapia ocupacional. Todos esses profissionais são voluntários. 

Entrevistamos a duas diretoras da Novo Rumo e ficamos estasiados com tanta energia. Dra. Paula Arruda contou um pouco de como foram os primeiros anos e os desafios atuais da Associação. Já Luciana nos levou pra conhecer todos os espaços internos, onde as crianças e famílias recebem a assistência personalizada.

Chegamos em um dia muito especial para todos da Novo Rumo. É que ontem foi o aniversário de Paula Arruda. Presenciamos algumas mães cantando "Feliz Aniversário" e muitos abraços, orações e depoimentos de gratidão.

Eis Algumas Imagens:


As mães cantando em homenagem a Dra. Paula.
Uma Terapeuta Ocupacional cuidando de um Bebê Down, ao lado da mãe.

Salão usado para aulas de Capoeira
Futuras Instalações da Cozinha
Luciana, Gleizy, Dulce e Paulo - Sala de Reuniões.



CONHEÇA UM POUCO DO HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NOVO RUMO

A Associação NOVO RUMO foi fundada em 03 de setembro de 2003 e, em 25 de julho de 2006 inaugurou sua sede própria, à Rua Marcionilo Pedroza, Bairro de Casa Amarela, Recife.

Atualmente presta assistência a 82 famílias de crianças portadoras de deficiência mental e auditiva, procedentes de vários pontos da região metropolitana do Recife e de alguns municípios do estado, principalmente portadores da Síndrome de Down, numa faixa etária de 0 -7 anos.

Seus objetivos são:

Oferecer um espaço lúdico de estimulação sensorial contínua em todos os seus cômodos, o que vem sendo realizado por seus 15 profissionais voluntários, das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dança e capoeira;

Fornecer Aconselhamento Genético a casais (inclusive pessoas das famílias das crianças cadastradas), com história familiar de doenças genéticas ou malformações congênitas, perdas gestacionais, ou óbito fetal;

Oferecer apoio psicológico, e educação continuada para cuidadores e educadores de crianças portadoras de doenças genéticas ou malformações congênitas que façam parte da Associação NOVO RUMO, a fim de melhorar sua qualidade de vida, amenizando as dificuldades em seu trabalho com as questões relativas à deficiência, sobretudo o preconceito.

Esta entidade nasceu desde 2001, do então Projeto NOVO RUMO, oferecendo assistência qualificada ao binômio mãe-filho especial, num ambulatório de genética médica realizado três vezes por semana no CISAM UPE, tendo sido o projeto e a entidade idealizados e fundados pela médica Paula Arruda, sua atual diretora executiva.

Neste mesmo ambulatório, a médica atendeu cerca de 6649 pessoas (mulheres e crianças) no período de março de 2002 a junho de 2006, estruturando um modelo da anamnese próprio, que se consolidou no modelo assistencial oferecido pelo NOVO RUMO na atualidade, sendo estes pacientes procedentes de 118 localidades diferentes do Estado de Pernambuco por demanda espontânea.

Desde janeiro de 2002 até abril de 2006 iniciou-se um Projeto de Educação Continuada, realizando-se cerca de trinta e dois eventos com palestras abertas a familiares, profissionais e educadores ligados ao manejo deste assunto onde foram abordados temas relacionados à Deficiência e ao seu manejo.Agora, já em sua sede própria foram realizados 11 eventos educativos desde agosto de 2006 até maio de 2007.


EQUIPE


Dra.PAULA ARRUDA (GENETICISTA E DIRETORA EXECUTIVA)

LUCIANA DIAS (DIRETORA FINANCEIRA)

NORMA MOURA (FONOAUDIÓLOGA)

MORGANA KELLY FERNANDES (FONOAUDIÓLOGA)

ISIS MOURA (FONOAUDIÓLOGA)

VILMA MARIA A. NASCIMENTO (FONOAUDIÓLOGA)

ANADÉLIA MENEZES (FISIOTERAPEUTA)

TIAGO REIS (PROF.CAPOEIRA)

1 comentários:

Muito importante inciativas como essas é que nos faz crer que ainda há pessoas que se procupam com o outro!

Postar um comentário