segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cineasta Belga e Jovens Pernambucanos lançam vídeo na Bélgica‏


Projeto com vídeos e fotografias será lançado durante o grande evento internacional Europalia e questiona: o que é cultura brasileira?



O que é cultura brasileira? 

O que melhor representa a cultura de um país que tem diferentes sotaques, regiões, cores, músicas e histórias das mais fascinantes? 

A pergunta é provocadora e impulsionou o cineasta belga John Erbuer a realizar o Retratos Brasileiros, projeto que será lançado no dia 4 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. “O principal objetivo é discutir a cultura brasileira e quebrar paradigmas, porque, quando se fala em cultura, só se fala em São Paulo e Rio de Janeiro. A riqueza dos nordestinos influencia a cultura desses dois estados, mas isso não é mostrado”, explica o diretor John Erbuer.



Além de discutir a importância da cultura nordestina, o projeto Retratos Brasileiros também tem um viés social, já que toda a produção foi feita em parceria com jovens da periferia do Grande Recife e que integram o Centro de Comunicação e Juventudes (CCJ – Recife). Inclusive, foi através da participação de John Erbuer na Caravana de Comunicação e Juventudes de 2009 que surgiu a ideia de fazer um projeto como esse.  Nos encontramos pela primeira em 2009, durante a Caravana de Comunicação de Juventude. Em 2010, produzimos uma matéria para um jornal da Bélgica sobre o Carnaval do Recife, e, em 2011, John convidou o CCJ – Recife para participar dos dez vídeos do Europalia, que estão na abertura do evento”, lembra José Cleiton Carbonel.

Retratos Brasileiros traz depoimentos em vídeos e fotografias de dez personagens da cultura pernambucana, como Dona Cila do Coco (cantora), Fernando Duarte (secretário de Cultura do Recife), Isaar França (cantora e compositora), Kleber Lourenço (bailarino), Naná Vasconcelos (músico), Silvério Pessoa (cantor).

Além dos dez vídeos, o CCJ – Recife também participará do Europalia com a instalação Rua na Rua, que será exposta na School of Arts, na Faculdade de Gent, no departamento Kask, na sala Zwarte Zaal.

Europalia – Realizado a cada dois anos, é um dos mais importantes eventos culturais da Europa e está presente na cultura europeia desde os anos de 1960. Por mais de cem dias, a cultura brasileira estará na Bélgica, em Luxemburgo, na França, na Alemanha e na Holanda. No total, serão 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. A presidente Dilma Rousseff e os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota estarão presentes durante a abertura do Europalia.




CCJ – Recife – Iniciativa de jovens que moram nas comunidades dos bairros de Chão de Estrelas, Arruda, Curado, Coqueiral, Casa Amarela e Morro da Conceição e Peixinhos. O CCJ – Recife realiza atividades de formação e capacitação de jovens nas linguagens de comunicação e estimula a formação de incubadoras produtivas no campo da comunicação, além da participação nos espaços de discussões, proposições e controle das políticas públicas voltadas para juventude e comunicação. 

O CCJ – Recife busca fortalecer as juventudes e suas respectivas comunidades através da comunicação e foi iniciado pela organização não governamental Diaconia. De acordo com Célio Meira, assessor de Mobilização de Recursos da instituição, é importante lançar a arte da periferia para um universo elitista e para quebrar paradigmas. “Os jovens do meio popular podem mostrar sua arte e, por se tratar de um evento de grande visibilidade nacional e internacional, podemos apresentar o CCJ – Recife como uma proposta de política pública de arte para o Brasil”, sugere Célio Meira.


Serviço:

O quê? Cineasta belga e jovens pernambucanos lançam Retratos Brasileiros na Bélgica

Quando? Dia 04 de outubro, terça-feira.

Onde? Bruxelas, na Bélgica.



Mais informações:

Célio Meira – Assessor de Mobilização de Recursos
 Fone: (81) 3221.0508 | celio@diaconia.org.br

José Caíque Rago – Integrante do CCJ – Recife e produtor do Retratos Brasileiros
 Fone: (81) 9976 6028 | jcaiqquerf@gmail.com

José Cleiton Carbonel – Educador do CCJ – Recife
 Fone: (81) 8899 0362 | manguecrew@gmail.com



Links:






Ficha Técnica

Retratos Brasileiros

John Erbuer – Curador e diretor

José Cleiton Carbonel – Fotografia (CCJ – Recife)

Carlos Alberto – Fotografia (CCJ – Recife)

Caíque Rago – Produção (CCJ – Recife)

Maria Gabriela – Produção (CCJ – Recife)



Personagens presentes na exposição Retratos Brasileiros

Adriana Amâncio

Dona Cila do Coco

Fernando Duarte

Isaar França

Kleber Lourenço

Mário Farias

Alexandre Merrem

Naná Vasconcelos

Diomedes Mariano

Silvério Pessoa


Nosso abraço e carinho todo especial para a galera do CCJ RECIFE, parceiro nosso e que tem um trabalho muito bacana junto aos jovens em situação de vulnerabilidade.

Nossos votos de mais sucessos e braços fortes na fé!

Abraço Carbonel, Amigo Velho!
Saúde e Paz.

0 comentários:

Postar um comentário