segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cientista da CERN: LHC produzirá buracos negros sem perigo para humanidade




O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é um dos mais ambiciosos experimentos de todos os tempos e após ter interrompido o seu funcionamento por quase um ano, está finalmente a trabalhar a todo vapor.

O LHC produzirá buracos negros sem perigo para humanidade buracos confirmaram os cientistas que trabalham no projeto.

Então, o International Business Times decidiu em ter uma conversa com alguém diretamente envolvido nos experimentos do LHC, para tentar colher a essência do que é trabalhar dentro daquele universo de cientistas.



Paul Jackson é um físico de partículas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e trabalhando na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN). Ele especificamente trabalha no experimento Atlas, que procura identificar os boson Higgs – chamados também de “partículas de Deus.”


Será que o LHC irá fazer um buraco negro no espaço que eventualmente poderá vir a matar-nos?



Paul Jackson: “Sim, podemos vir a criar buracos negros, mas eles improvavelmente poderão vir a representar algum perigo. As pessoas estão ficando um bocado nervosas porque os cientistas disseram que, com energia suficiente, seriamos capazes de criar buracos negros microscópicos dentro dos detetores.”



“O que isso significa é que estaremos criando objetos com as mesmas propriedades espaciais que os que são formados quando estrelas colapsam, mas a diferença aqui é que estes serão buracos negros muito pequenos que serão criados nos experimentos e que imediatamente evaporarão.”



“Portanto, os buracos negros não existirão por um tempo suficiente para que o seu efeito gravitacional possa entrar perigosamente em ação. Eles não haveriam de começar a sugar coisas porque existirão em intervalos de tempo muito curto. Não há como fazer, com as colisões que estamos a experimentar, um buraco negro suficiente para causar efeito perigoso na humanidade.”

Fonte:
http://www.ibtimes.com.br/articles/20091130/cientista-da-cern-lhc-produzir-buracos-negros-sem-perigo-para-humanidade.htm

0 comentários:

Postar um comentário