segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rio antecipa comemorações do Dia da Consciência Negra





As comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) começam hoje (16), no Rio de Janeiro, com uma série de eventos musicais, palestras, exibição de filmes e apresentações de dança. As atividades se estendem até o fim do mês, em pontos da zona norte e do centro, e marcam a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.

O Centro Coreográfico da Cidade, na Tijuca, abre a semana com exibições de filmes, aulas de dança afro e debates com professores da casa. Além da participação do dançarino Delegado, conhecido passista da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, o ponto alto da agenda é o 1º Fórum de Dança e Cultura Afro-brasileira, de quinta (19) à sábado (21), que trará personalidades e especialistas da temática.


Para quem se interessa por fotografia, o Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, também na Tijuca, abre amanhã (17) a mostra Nossa Gente, do fotógrafo negro Januário Garcia. Paralelamente, o espaço estreia a série Depoimentos Cariocas, que entrevista o cantor e compositor Arlindo Cruz. Para este evento, os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.


Para os amantes de cinema, a sugestão é conferir a "trilogia negra", de Cacá Diegues no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no centro, a partir da sexta-feira (20). Os filmes Gamba Zumba, Quilombo e Xica da Silva serão exibidos em três sessões diárias, até o domingo (29). A mostra marca a inauguração da sala de cinema do centro com 80 lugares e tem entrada franca.


Um dos organizadores das atividades, Carlos Alberto Medeiros, à frente da Coordenadoria da Igualdade Racial do município diz que o objetivo das atividades é lembrar a contribuição de africanos e de afrodescendentes na sociedade brasileira. "É preciso colocar isso em relevo", afirmou. Para o próximo ano, ele promete ampliar os eventos para mais bairros da capital.


Outras mostras, debates e apresentações na capital e em comunidades quilombolas do estado são realizadas com apoio do governo estadual desde o início do mês. No Dia da Consciência Negra, a programação começa às 6h30 com a lavagem do Busto de Zumbi, na Praça 11, no centro do Rio, por integrantes do afoxé Filhos de Gandhi, e se estende até as 19h, com shows de Arlindo Cruz, da bateria da Mangueira e da Acadêmicos do Cubango.



Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário