sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MEU MUITO OBRIGADO A ESQUADRILHA DA FUMAÇA



Foto: Ricardo Vieira


Eles prometeram e cumpriram.








Há alguns meses que o site da Esquadrilha da Fumaça vem anunciando o programa de apresentações no Nordeste. Quando vi o nome de Gravatá na lista oficial, eu confesso que não acreditei. de fato, hoje, sobre os milhares de olhos atentos ao céu, O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a “Esquadrilha da Fumaça”, promoveu demonstrações de alto nível internacional, realizando suas tradicionais manobras e acrobacias.




ficamos simplesmente encantos com namobras como: Looping em leque, DNA com duas voltas e o famoso Coração (foto), que foi namobra de despedida da Esquadrilha no Céu de Gravatá.
Simplesmente incrível e emocionante.


Foi um presente de aniversário muito legal.
Meu muito Obrigado a Equipe da Esquadrilha da Fumaça.

Uma breve resumo de uma grande equipe



14 de Maio de 1952.
Durante o táxi, ouvia-se o inconfundível roncar dos motores do T-6. Após um intenso treinamento, nos intervalos de almoço e nas folgas da instrução de vôo de um seleto grupo de instrutores, o Comandante da Escola de Aeronáutica, decidiu apresentá-los publicamente, quando da realização de uma cerimônia cívico-militar que seria assistida por uma numerosa delegação de Oficiais estrangeiros. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo, era o nascimento da Esquadrilha da Fumaça.

Os Tenentes Domenech, Fraga, Collomer e Martins, com o objetivo de incentivar os Cadetes e de mostrar-lhes que poderiam confiar em seus instrutores e aviões, decolavam e executavam um sem número de manobras de precisão.
No início, faziam Loopings e Tounneaux com duas aeronaves (era o vôo de elemento), mais tarde, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, passaram a voar com três aeronaves e finalmente com quatro.
É o que podemos constatar com as próprias palavras do Fumaceiro Domenech:
"Entre alunos e obrigações administrativas, os jovens pilotos conseguiam arrumar tempo para decolar com quatro aviões e praticar as primeiras manobras em conjunto. Decolávamos na hora do almoço ou entre as aulas, e voávamos em direção a Jacarepaguá ou Nova Iguaçú, onde realizávamos nossos treinos em segredo.
No princípio, praticávamos com dois aviões, e pouco a pouco fomos nos juntando, até que começamos a fazer Loopings e Tounneaux com quatro aviões em diamante. Naquela época, quem comandava a divisão de instrução era o Tenente-Coronel Délio Jardim de Mattos, um fanático por acrobacias aéreas, que não só autorizou as manobras como disse que queria vê-las. Então dissemos:
Está bem!
E nos mandamos para Jacarepaguá. O Tenente-Coronel Délio pegou um avião e seguiu atrás. Entusiasmado, acabou contando ao Comandante da Escola o que estávamos fazendo e a reação foi a mesma:
- Quero ver!
E assim realizamos a primeira demonstração sobre os Afonsos."



Quer saber mais?

1 comentários:

REALMENTE FOI TUDO DE BOM,UM SHOW,UM ESPETÁCULO BELÍSSIMO...E VOCÊ MERECEU ESSE PRESENTE,SEU DIA FICOU NA HISTÓRIA DE NOSSA GRAVATÁ(também não poderia ser diferente),xeros!!!

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