sábado, 2 de fevereiro de 2013

Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como ENCCEJA, é um programa do Ministério da Educação para avaliação das pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada.
O ENCCEJA criado em 2004. Em 2006, contou com a participação de 86.215 inscritos e este quantitativo aumentou para 910.745 em 2008 e vem crescendo cada vez mais seus participantes com o passar dos anos. É destinada para pessoas maiores de 15 anos, e é uma prova gratuita. Pode ser realizado para obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental e/ou ensino médio.
O Inep oferece o material didático para estudar para a prova, para se preparar e garantir uma nota melhor, no seu site. A prova do ENCCEJA para o ensino fundamental contém questões de matemática, português, inglês, artes, educação física, redação, história, geografia e ciências; e a para o ensino médio tem mesmo modelo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cujas questões abordarão os assuntos de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
Para as pessoas que desejem realizar o ENCCEJA, é só acessar o portal do MEC http://gestao2010.mec.gov.br/ e confiram as novidades, datas e tirar outras dúvidas sobre o assunto.
E para você que está se perguntando qual a importância de se fazer um exame desses, lá vai à resposta: nossa educação está cada vez mais sendo testada em nossas vidas, sem que ao menos nem percebamos. A cada dia o mercado de trabalho aumenta a concorrência, assim aumentando as competências necessárias para se atuar nele. E a educação é a base para que tudo isso aconteça. O ENCCEJA não é somente um exame, e sim a sua auto-avaliação de educação.Para Inscrever-se CLIQUE:

0 comentários:

Postar um comentário