segunda-feira, 5 de outubro de 2009

500 PARTICIPANTES



Eu estava na VII Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções, quando recebi um telefonema de uma amiga. Um tanto emocionada, ela me revelou:
- Ricardo, Tô Na Rua!

E começou a me contar tudo o que todos os gravataenses estão comentando, amplarmente divulgada nas rádios e no blog do Castanha. E como é sabido da própria declaração do Sr. Ozano Brito, parte destes comissionados estarão de volta em um prazo de 90 dias.
A primeira leitura que fiz foi lógica, primária. "Ora, se trata de uma jogada contábil e, consequentemente, política. Que são reais as justificativas de conter gastos, isso não se discute. No entanto, também não se discute que o Prefeito se aproveita da situação para determinar quem deve continuar gozando da sua confiança, cortando o cordão umbilical com o ex prefeito..."
Hoje, em reunião com os demitidos, Dona Rosa Melo, Secretária de Educação, emocionada (segundo fontes), foi a porta voz dessa promessa. havia muita gente chorando, com certo desespero compreensível. Afinal, estamos na reta final do ano, e perder um emprego (mesmo que seja subemprego) numa altura dessa, é muito difícil.
Muitos amigos meus perderam o seu emprego. Muita gente honesta perdeu o seu emprego. Muita gente digna perdeu o seu emprego. Muita gente que dependia do baixo salário de contratado, chorou... E eu também lamentei! Lamentei porque sei o que é perder um emprego quando a gente depende exclusivamente dele. Lamentei porque sei que - embora na condição de comissionado - muita gente faz a sua parte com profissionalismo.
Na escola Cônego Eugênio Vilanova, um dos meus locais de trabalho, perdemos profissionais diria indispensáveis para o bom funcionamento do recinto. Hoje, primeiro dia da decisão, já podemos sentir o quanto faz falta pessoas como Aninha, Betânia e Junior. A própria Diretora Leide Aragão e a vice Cleide Moura, são figuras que todos nós aprendemos a respeitar, a gostar e a defender sua permanência entre nós, pelo simples motivo de serem indispensáveis na construção de um ambiente escolar mais justo, digno e feliz. Por eles, eu lastimo.
No entanto, confesso, estou satisfeitíssimo com a decisão do Prefeito. Sarcásticamente eu vibrei com a queda da crista de alguns que já se achavam "a bala que matou Kennedy".
Pessoas que vou ter que esperar ainda alguns dias para fazer uma pergunta básica que está engasgada na garganta faz tempo... Pessoas que agrediram moralmente minha vida profissional, minha família e minha opção partidária derrotada nas últimas eleições...
Uma amiga me contou que encontrou algumas cristas destas "desesperadas" porque foram colocadas no banco de reserva de um time que está em crise. Confesso, mais uma vez, não senti o menor sentimento de solidarismo.
Sabe-se que Ozano Brito agora vai montar a sua equipe. E eu espero, do fundo do meu coração, que seja feliz nesta reformulção, corrigindo algumas injustiças oriundas da última gestão.
Torço para que pessoas competentes se acerquem de uma nova filosofia de gerir Educação, para que possamos plantar uma semente mais limpa, livre, honrada, no coração dos nossos alunos, futuros de nossos destinos. Ainda, por muito tempo, continuaremos carentes de "políticos", como era no princípio da formação grega e romana.
E como diz a sabedoria popular:
Depois da Tempestade,
vem sempre a Bonança!

0 comentários:

Postar um comentário