domingo, 11 de outubro de 2009


Desemprego mostra pequeno crescimento, mas ainda é a menor taxa dos últimos anos. Os números foram digulgados ontem (30/09) pela Agência Condepe/Fidem em parceria com o DIEESE.
A Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou, nesta quarta-feira (30/09), os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), na Região Metropolitana do Recife (RMR), referente ao mês de agosto de 2009. Os dados mostram que a taxa de desemprego total, da População Economicamente Ativa, cresceu entre julho e agosto, passando de 18,9% para 19,5%. Mesmo com o pequeno crescimento do desemprego, essa é a menor taxa para o mês de agosto desde 1998, igualando-se apenas com agosto de 2007. A taxa de desemprego aberto cresceu de 11,4% para 11,9% e a de desemprego oculto de 7,5% para 7,6%.
Em agosto, o nível de ocupação na RMR registrou pequena retração (0,4%) e o contingente de ocupados foi estimado em 1.410 mil pessoas, 5 mil a menos do que em julho. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento na Indústria de Transformação (6,4%) e na Construção Civil (5,3%); relativa estabilidade no setor de Serviços (-0,5%); e redução no Comércio (2,9%) e no agregado Outros Setores (3,1%) – composto pelo trabalho doméstico e outras atividades não definidas.
De acordo com gerente de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães os dados não representam uma tendência de crescimento do desemprego, que acumulava queda desde maio, na RMR. “Existem setores da economia que tem mais força a partir de setembro, como a indústria sucroalcooleira – fortalecida pela safra da cana de açúcar – a construção civil - que melhora porque nesse período chove menos e o comércio que se prepara para as vendas de final de ano”, explicou o gerente.
Dentre as regiões pesquisadas pela PED, as que tiveram aumento da taxa de desemprego total comparada com o mesmo período do ano anterior foram: Belo Horizonte (12,4%), Porto Alegre (2,7%), Salvador (0,5%) e São Paulo (1,4%). As únicas regiões que apresentaram diminuição do desemprego em relação ao ano de 2008 foram Distrito Federal (-2,5%) e Recife (-8,5%). “Os dados mostram que o impacto da crise sobre a ocupação foi bem menor em Recife do que nas demais regiões metropolitanas”, como demonstra a forte queda da taxa de desemprego na comparação anual, completou Rodolfo.


http://www2.condepefidem.pe.gov.br/web/condepeFidem/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=19160

0 comentários:

Postar um comentário