quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Invenção da lâmpada - 21 de Outubro de 1879







"O gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."










Quando anoitece, você vai ao interruptor e clic, acende uma lâmpada para ter alguma fonte de luz. De repente, sente vontade de ouvir música, então coloca um CD para tocar. Ou ainda, você decide sair de casa para assistir a um filme no cinema. É só comprar os ingressos e se acomodar na poltrona.




Lâmpada elétrica, CD, câmera e projetor de cinema. Sabia que esses e outros aparelhos, tão comuns e úteis no mundo de hoje, devem sua existência ao trabalho e à criatividade de um homem chamado Thomas Alva Edison? Criador incansável, conseguiu patentear 300 invenções em quatro anos, ou seja, um invento a cada cinco dias. Foram 1093 patentes em seu nome.




Embora fosse muito curioso e observador desde cedo, Edison abandonou a escola aos oito anos, porque seu professor o considerava incapaz de aprender. Na verdade, o garoto recusava-se a fazer as lições e desafiava o professor formulando perguntas estranhas. Depois desse incidente, foi sua mãe, uma ex-professora chamada Nancy, quem se encarregou de sua educação. Em 1859, aos doze anos, Edison começou a trabalhar vendendo jornais e doces dentro dos trens. Usou o salário para montar um pequeno laboratório em um vagão da ferrovia, onde não só realizava as primeiras experiências químicas, como também escrevia e imprimia um jornal, que era vendido por ele mesmo. Teve que interromper essas atividades quando, acidentalmente, pôs fogo no vagão.
Sendo ateu, por vezes dava respostas irônicas aos jornalistas, como quando lhe perguntaram se acreditava em comunicação com espíritos:
"Não, não acredito. Mas se eu fosse um espírito, encontraria uma maneira mais inteligente e menos precária de me comunicar com os homens."




Pesquise e conheça um pouco mais sobre esse norte-americano que dedicou a vida as suas invenções. Vale a pena.

0 comentários:

Postar um comentário