domingo, 8 de agosto de 2010

ORAÇÃO DO PAI CONTEMPORÂNEO





Por
Artur da Távola





“Dai-me, meu Deus,a luz da Vossa Inspiração. Quero educar meus filhos para a ternura, a tolerância e a compreensão do próximo. Mas porque os ternos e os doces acabam tão raros, estranhos, quase marginais, sem chance de fazer ou criar na dura competição pela vida?



E se os educo na linha da dureza e exigência, formarei pessoas eficazes,atletas do saber e do fazer,padrões de êxito externo, brilho e posição. Mas os que conheço assim, sinceramente, são felizes? Como? Se trocaram suas pessoas pelo papel que desempenham?



Às vezes meu pai penso em não interferir. Em deixar que o que a neles de seu, de atávico, de hereditário e de intransferível vá ensinando-os. Mas eu venho de um tempo em que ficou moda deixar a criança entregue a si mesma”para não frustrar”. Depois vi que essas crianças “sem frustração”, crescidas, afundando-se na mais completa desagregação, berrando sua solidão e o “ me protege pai”, disfarçados em agressividade, autodestruição e negação sem afirmação compensatória.



Será que a educação de meus pais, durona, do “não pode”, “não deve”, “é pecado”, “eu não quero”, “você vai ser igual a mim”, será que essa é a certa? Mas quantos, Senhor, vindos desta, vi resvalar na vala da amargura, da vida, não vivida, da revolta sem remédio?



Eu gostaria de só falar-lhes do amor possível, da importância do sentimento do outro, da capacidade de ver e sentir o próximo, como aprendi nos livros e nos mestres e sempre tentei talvez sem conseguir. Mas não estarei formando um puro, mais um sem vez nesse mundo?



Posso ensinar-lhes as mil regras do bom senso, da capacidade de compreender e ajustar-se. Mas ao formar um ajustado não estarei criando apenas um número na multidão de concordâncias cômodas?



E se o envio a um analista? Não estarei preparando um especialista em dúvidas? Alguém que compreende demais, a tudo e a todos e não age nunca?



Quem sabe, meu Pai, limito-me a passar-lhe todos os meus valores de vida, aqueles que herdei dos meus pais, e os outros que colhi sofrendo sozinho? Valerão algo num mundo que muda a cada dez anos mais que em todos os anteriores?



Se lhe digo o que penso invado sua liberdade.

Se nada lhe falo, peco por omissão.

Se discuto, acabo impondo

Se imponho, esmago.

Se calo, consinto.

Se consinto, acabo perdendo-o e isso não saberei suportar.



Dai-me , Senhor, a luz de um caminho, uma honesta opção para quem, como eu, sabe do mundo, conhece-lhe as esperança, grandezas e também as curvas da emboscada, alguém como eu que aspira ao absoluto a aos valores nos quais, teimoso, não deixou de crer”.






A todos os pais, a homenagem deste blog.



1 comentários:

Parabéns por essa linda mensagem dedicada a sua filha.Aproveito para dizer-te que também és um pai pra mim, muito embora vc se esqueça disso. Eu te amo como pai, irmão, amigo...Você é tudo na minha vida.Amanda Vieira

Postar um comentário