quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PARABÉNS, UFPE, PELOS ANOS DE VIDA EM VIDAS TRANSFORMADAS





UFPE comemora aniversário de 64 anos colhendo frutos da expansão


Ao registrar a passagem dos seus 64 anos e o reinício do ano letivo, com a abertura do segundo semestre acadêmico, ocorrida no dia 11 deste mês, a Universidade Federal de Pernambuco oferece aos seus mais de 36 mil alunos, entre graduandos e pós-graduandos, as melhorias que mudaram a face da Instituição nos últimos quatro anos. Desses estudantes, cerca de 3 mil são novatos, selecionados no vestibular de 2010 para a segunda entrada ou recém-aprovados no vestibular extra realizado neste meio de ano.

Este novo perfil da Universidade foi abordado na aula inaugural do semestre, apresentada pelo reitor Amaro Lins e pela pró-reitora Acadêmica, Ana Cabral, no Centro de Convenções da UFPE, e nas comemorações no decorrer deste dia.e se revela no aumento das vagas nos Campi, na ampliação e modernização predial, assim como na ampliação e qualificação do corpo docente e dos técnicos administrativos. Há, ainda, outros motivos a serem comemorados com a sociedade, a exemplo do aumento do número de alunos bolsistas de iniciação científica.

Como costuma ressaltar o reitor Amaro Lins, esse momento de confraternização só é possível graças ao compromisso, assumido por todos que fazem a Universidade, e ao apoio e determinação do Governo Federal, para abraçar as metas da expansão, qualificação, acesso e permanência como uma prioridade. “Ao perseguirmos esses ideais, terminamos por ampliar as oportunidades de muitos brasileiros que passaram a integrar uma universidade pública de qualidade”. E atesta o reitor: “Exemplos é que não faltam de estudantes nossos que agora contam com maiores chances e oportunidades de se verem, verdadeiramente, inseridos na perspectiva de um futuro melhor”.

CAMPI – A UFPE tem muito a comemorar em seu aniversário de 64 anos. A Instituição, hoje, conta com três campi bem equipados, proporcionando aos alunos um ambiente estimulante para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. Desde 2006, com a implantação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e depois com o Centro Acadêmico de Vitória (CAV), contando com os novos cursos do Campus Recife, a Universidade ampliou em mais de 2.500 o número de vagas para alunos da graduação.

INFRAESTRUTURA – Atendendo o pleito da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), o Governo Federal lançou, em 2007, o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), ao qual a UFPE aderiu desde o início. A expansão e a melhoria da infraestrutura dos campi são uma realidade. A partir do incentivo do Reuni, a UFPE realizou obras como a edificação e ampliação dos dois novos centros acadêmicos (Caruaru e Vitória), reforma de cinco bibliotecas setoriais (dos centros); reforma das instalações do Núcleo de Hotelaria e Turismo e do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); construção de novos laboratórios de informática; climatização de salas de aula e várias outras instalações que contribuem com a qualidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Ainda em andamento, a Universidade acompanha a construção da moradia estudantil do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru; a reforma das casas dos estudantes masculina e feminina em Recife, a reforma da biblioteca do Centro de Ciências jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS); ampliação do Centro de Educação (CE) e do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

PESQUISA – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza, periodicamente, um censo para contar os grupos de pesquisa nas universidades. Mais uma vez, a UFPE se destaca, tendo aumentado de 387 grupos, em 2006, para 464 grupos, em 2008, ficando então em 7º lugar na relação das instituições de ensino superior no país. Além disso, o número de alunos de graduação que realizou pesquisas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) subiu de 679, em 2005, para 788, em 2009, entre voluntários e bolsistas.

ENSINO MÉDIO – O Colégio de Aplicação (CAp) do Centro de Educação (CE) da UFPE vem confirmando sua qualidade ao obter excelentes resultados em testes nacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual se destacou com o primeiro lugar entre as escolas públicas de Pernambuco. O CAp também é o primeiro colocado do Estado no índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Atualmente, são 247 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 183 alunos nos três anos do Ensino Médio; 45 professores formam a equipe docente.

INTERCÂMBIO – Responsável por recepcionar os alunos estrangeiros e mediar a comunicação do estudante brasileiro com a instituição de ensino superior desejada no exterior, entre as 204 com as quais mantém convênio, a Cooperação Internacional da UFPE, entre 2006 e 2009, recebeu 303 estudantes e enviou 658, enquanto de 1999 a 2005 o número de estudantes oriundos do exterior foi de 208, e 298 viajaram para outras universidades conveniadas. Em 2006, 81 alunos estrangeiros vieram para a UFPE e 129 foram para outros países. Em 2010, 85 alunos de vários países estarão em nossa Universidade, enquanto 202 viajarão em busca de novas experiências.

EXTENSÃO – Na área da Extensão, que junto ao Ensino e à Pesquisa formam os pilares da Universidade, aponta-se entre outros motivos a comemorar, o crescimento do número de participação de docentes em atividades extensionistas. Enquanto em 2003 apenas 10% dos professores atuavam em projetos de extensão acadêmica que interagem com a sociedade, em 2010 já se registra o índice de 40%, estimulados pela política institucional de valorização da extensão (pontuação das atividades na progressão docente e nos concursos, por exemplo). As bolsas oferecidas aos alunos também denotam o incremento dessa atividade na UFPE. Foram 65 em 2003 e, agora, 334 estudantes contam com esse incentivo para suas atividades extensionistas.

Muitas ações foram implementadas com o objetivo de incentivar o diálogo entre a sociedade e universidade voltadas ao compromisso social, como o apoio institucional aos cursos pré-acadêmicos; a realização de fóruns, o lançamento de editais, ações integradoras com os gestores municipais, movimentos sociais, os estudantes de origem popular, idosos, populações vulneráveis, entre outros.

PESSOAL – Para acompanhar essas conquistas, a Universidade investiu na qualificação dos seus 2.041 professores, dos quais 426 têm titulação de mestrado e 1.594 de doutorado, além dos seus 3.733 técnicos administrativos, totalizando um quadro de 5.774 servidores ativos.



Saudades dos bons momentos vividos.
Por tudo que aprendi, por tudo que ficou,
Por todas as pessoas que acolheu,
Muito Obrigado!

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