quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Resiliência, que palavra!








A palavra vem do latim “resilio”, que significa voltar ao estado natural. O conceito de resiliência para as ciências humanas é “a capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades”.


A beleza e a motivação da resiliência está em você poder escolher como perceber e responder às situações adversas. O conceito vem da Física e é aplicado ao comportamento humano permitindo mudanças nas atitudes e na qualidade de vida das pessoas diante do caos do dia-a-dia de cobranças, prazos, pressões, muita tensão e estresse acumulado.
Eduardo Carmello, consultor e diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos e autor do livro Supere! A Arte de Lidar com as Adversidades (Editora Gente), define o termo como “a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão”.
Para o autor, as pessoas não podem saber se vão ou não ficar com raiva quando algo inesperado acontecer em suas vidas, mas podem sim definir quanto tempo vão querer ficar alimentando esse sentimento, assim como fazer para canalizar essa emoção com uma ação construtiva.
Existem pessoas negativistas, que não sabem ir ao encontro da felicidade. Existem também pessoas que, munidas de positividade real, vivem a felicidade de um jeito especial. Essa conversa parece algo de “energias sobrenaturais e místicas”, mas não é nada disso.
É ciência pura, comprovada pelo psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, por exemplo, quando ele fala sobre SPA, a Síndrome do Pensamento Acelerado, que pode causar negativismos nas pessoas. Ser proativo e positvista é revitalizar a humanização da nossa saúde.


Assim, vamos realizando nossas vidas. Eu, por exemplo, aprendi a ficar com um pensamento “ruim” pelo menor tempo possível, já que não ficar com ele, às vezes, é algo difícil.
Então, entro em um processo de fechar as portas para os pensamentos negativos e os resmungos das pessoas que não querem ver a vida de forma feliz. Faço isso e depois, cuidadosamente, vou achando caminhos mais suaves e tranquilos. A isto eu chamo de absorção. Ou seja, precisamos absorver críticas e palavras negativas, para dali realizar a proatividade.


Ser proativo é conseguir absorver as coisas e trabalhar a resiliência, ferramenta importante que, se usada no tempo certo, traz benefícios incríveis para a sociedade. E assim vamos fazendo a vida circular cada vez mais forte. Afastando os maus agouros e abrindo portas para a felicidade e o bem estar.
Sejamos, portanto, todos resilientes e proativos!

0 comentários:

Postar um comentário