domingo, 22 de agosto de 2010

Você sabe quem eu sou?



Uma pessoa me contou que recebeu na sua escola um vereador de Gravatá. Como estava responsável pela recepção, acompanhou o ilustre pelas dependências da escola. Ao se despedir dessa pessoa, o vereador perguntou:
- Você sabe quem eu sou?
A funcionária, muito educadamente respondeu:
- Não, eu n sei quem é o senhor. Deveria?
E o rapaz sentenciou:
- Eu sou o Vereador “fulano de tal”.


Parei um pouco para refletir. Qual a diferença entre ser e estar? O que precisamos para ter consciência das nossas limitações? Faltaria humildade para quem não reconhece que apenas “estamos” usufruindo de um status passageiro?

Muitas vezes ocupamos determinados cargos e esquecemos que estes são passageiros. Nunca ouvi nenhum político dizer: eu estou vereador, eu estou deputado, eu estou prefeito. Pelo contrário, afinal estes cargos são passageiros, estes políticos estão temporariamente exercendo seus mandatos.

É uma pena que nossos políticos esquecem deste fato. Esquecem que um dia foram alunos, e que uma professora ensinou-lhes a ler e a escrever. Professores ensinaram a pensar e mudaram o rumo de suas vidas.


E quanto a nós, professores? “Eu sou professor?” Ou “eu estou professor?”.

Existe uma grande diferença. Quem está professor está por um período determinado, trabalha por uma questão circunstancial, se houver uma oportunidade deixará o cargo. Quem é professor, é apaixonado pelo ensino, sente-se auto-realizado, tem um senso de missão. Trabalha consciente do seu papel na sociedade. Conheço dezenas de professores, espalhados pelos quatro cantos de Gravatá, que trabalham por amor à sua profissão e aos alunos. São verdadeiros professores e educadores.


É uma pena que estes que estão políticos, esquecem dos que são professores.

É uma pena que estes homens que estão políticos, esquecem que “está” hoje, amanhã vai acordar e perceber que viveu de aparências, de ilusões, vive induzidamente.

É uma pena que estes homens que estão políticos, não vivem de forma consciente, equilibrada e em paz consigo mesmo e com a sua posição passageira.

Torcemos para que nossos vereadores não se esqueçam de que é possível viver a vida política, aproveitando o que ela tem de bom, com o pé no chão e cabeça nas estrelas.



A opção entre o "ser" e "estar" está em cada um e só cada um pode optar por onde quer caminhar e se quer construir uma ordem interior (humildade) ou exterior (arrogância) e para isso precisa de muita energia mental através do querer interior e não do querer exterior a si. O caminho é longo e começa agora.

0 comentários:

Postar um comentário