quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aula de Campo - Passeio Turístico com Meus Alunos



A Escola Cônego Eugênio Vilanova, sempre buscando renovar seus métodos de ensino e buscando integrar o seus alunos no projeto pedagógico que se propõe a desenvolver com muita competência - graças ao seu excelente corpo docente - fez hoje mais um passeio com alguns dos seus alunos.
Mediante a participação magnífica de todos os alunos no I Concurso de Biodiversidade realizado no mês de Junho, todas as 13 turmas (de 5ª a 8ª séries), foram contempladas com passeios, visitando diversos pontos turísticos de Gravatá. Esta foi uma forma justa, pedagógicamente correta de parabenizar a todos, professores e alunos, unindo o útil (aula de campo) ao agradável (vivência humana aluno x professor).
Os professores se revesaram entre sí, levando suas respectivas turmas a pontos turísticos como o Cruzeiro, a Estação do Artesão, o Polo Moveleiro e o Memorial de Gravatá.
Hoje foi a minha vez, junto com a professora Cícera e a professora Magalhães de fazemos o nosso passeio. Minha proposta foi levar os alunos até o ponto mais alto da cidade - o Cruzeiro - e lá fazer uma exposição sobre a formação geológica da cidade e da região, demonstrando as feições geomorfológicas da bela cidade de Gravatá, sempre fazendo o resgate de conhecimentos pré-adiquiridos dos alunos.
aproveitamos para explicar, por exemplo, porque Gravatá está naturalmente dividida entre uma região seca (agreste) e uma região mais úmida (brejo), explicando as diferenças sobre conceitos muitas vezes confundidos por alunos e até por professores, que é a questão do "Tempo" e do "Clima".




Saímos do Cruzeiro, em nossa aula de campo sobre a Geografia de Gravatá e partimos para uma visita a Estação do Artesão. Lá os alunos se surpreenderam com a quantidade e qualidade de objetos de arte produzidos pelos artesãos gravataenses. E, para finalizar, fomos até o Momorial de Gravatá onde fomos recebidos por Martins que se encarregou de contar um pouco da história de Cleto Campelo.

Até o final do ano estaremos atualizando o nosso blog com o que de melhor aconteceu na nossa escola, fazendo um apanhado e uma avaliação do nosso trabalho ao longo do ano letivo.

Aguardem.


0 comentários:

Postar um comentário