domingo, 24 de outubro de 2010

Escrever Bem Não é Tarefa pra Qualquer Um



Saber escrever é importante?
Por Giovanni Bassi.

Será que um profissional de tecnologia, um programador ou arquiteto de software, precisa saber escrever corretamente? Mais que isso, será que precisa saber escrever bem? "Bem" é algo subjetivo, eu definiria que um texto bem escrito é um texto que prende minha atenção, não me dá sono, é educado, não parece que foi escrito por uma criança ou adolescente, e me dá vontade de ler até o final.

Eu acho que escrever corretamente é fundamental. Quando vejo um desenvolvedor que comete erros fundamentais de português, não tenho como deixar de imaginar como foi o resto da educação dele. Se não sabe nem escrever, será que sabe programar? Não saber escrever corretamente também é reflexo de algo muito mais sério: falta de leitura. Uma pessoa que trabalha com desenvolvimento de sistemas e não queira ficar para trás precisa estudar. E para isso, a leitura é fundamental. Logo, se o profissional não lê, isso quer dizer que não estuda, e que a chance de estar desatualizado é razoável. Para um profissional pleno isso é menos importante, para um sênior é crítico. Ele até pode aprender a usar um novo datagrid, mas não vai muito além disso. E um sênior não é feito de saber usar datagrids, ou que conhece o .Net Framework 3.5, é uma composição de coisas, entre elas o interesse por diversos assuntos, que demandam leitura.

Agora, de nada adianta o cidadão escrever corretamente. Não posso pedir a um programador que escreve apenas corretamente para escrever a um diretor. Se o profissional escreve corretamente, mas escreve sem clareza ou como um adolescente, ou seja, não sabe se comunicar, escolho outro que saiba para escrever ao tal diretor.

Imagine a situação: você pode ser um ótimo programador, mas eu convido o seu colega, que é um programador médio, para se comunicar com alguém alto na hierarquia. Ruim, não é? Você acaba de perder uma oportunidade de fazer um pouco de networking.

Só tem um remédio: leia! E escreva também. Pode ser um blog, um diário, cartas para um familiar distante, não interessa. Exercite a escrita. Isso muda não só sua maneira de escrever, mas também a de ler, e até de pensar.

Leitura é algo fundamental. Muita gente não pega num livro o ano inteiro, não lê nada. Só que a leitura é um hábito que qualquer um pode criar. Então, se você não está acostumado a ler, é bem simples resolver: acostume-se. No começo é um remédio amargo; depois que você acostuma passa a gostar, e ler se torna uma experiência, no mínimo, prazerosa.


Como escrever corretamente
Por Sabrina Vilarinho

O ato de escrever, por si só, nos diz da ação de colocar no papel o conhecimento adquirido a respeito de algum assunto, ou a expressão em palavras do que sentimos, das nossas reflexões.

Sabemos que para cada situação existe uma convenção de fala e escrita. Contudo, a fala por partir de cada um, por ser algo individual, é mais fácil de ser moldada de acordo com a situação lingüística. Já a escrita, por ser declaradamente social, já que segue normas e até mesmo leis gramaticais, é menos suscetível a mudanças.

A situação lingüística, citada anteriormente, é toda aquela que tem um emissor e um receptor que discursam sobre determinado assunto com um objetivo: uma carta ao amigo, uma declaração política, um bilhete para a mãe, uma palestra, uma conversa no msn com um colega, e assim por diante.

Contudo, há uma convenção gramatical que deve ser respeitada, por unificar a escrita. Esta unificação é positiva, pois integra e aproxima os países que falam a língua portuguesa.

O ato de escrever corretamente requer da pessoa uma reflexão sobre o tipo de texto e de quem será o receptor da mensagem. O uso geral das normas gramaticais nos textos, como concordâncias nominal e verbal e acentuação são plausíveis de serem observadas por quem escreve, assim como a abordagem do tema e a fuga do mesmo. É importante estar atento ao tema quando se escreve. Uma dica é para cada parágrafo que escrever volte ao assunto discutido e leia se o que está sendo escrito corresponde com a temática proposta. A grafia também é fato muito importante, alguns concursos públicos e até mesmo o vestibular estão descontando pontos nas redações com letra ilegível. Até mesmo os médicos tiveram que modificar a postura gráfica quanto à prescrição de receita de medicamentos. E realmente não há outra forma de escrever corretamente, se não a de treinar a escrita.

Leitura é fundamental para quem quer escrever e se interagir com os diferentes tipos de discurso existentes e, conseqüentemente ampliar o vocabulário lingüístico. Para quem não gosta de ler, ou melhor, não está habituado à leitura, comece lendo revistas, jornais e livros de contos, já que são de leitura rápida e fácil.

O ato de escrever corretamente, na verdade, é um ato de disposição à escrita e à leitura e ao condicionamento do indivíduo aos novos conhecimentos gramaticais e lingüísticos.

Atenção:

Fique atento às mudanças nas normas ortográficas, que passam a vigorar a partir de 2009, contudo, têm prazo de três anos de transição, ou seja, até 2012. Quando entrar em vigor o acento circunflexo cai nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, e permanecem com a seguinte forma gráfica: “deem”, “creem”. O trema desaparecerá de todas as palavras: “linguiça”, “quinquênio”, etc.. O acento agudo cai nas palavras terminadas em “oia” e “eia”: “joia”, “geleia”. O alfabeto passa a ter 26 letras, com a incorporação do “k”, “w” e “y”.



A Importância do Português Correto
fonte: http://www.gerenciandoblog.com.br/


O componente mais importante de um blog é e sempre será o seu conteúdo. Não adianta ter o melhor layout, os melhores gadgets e utilizar todas as técnicas de otimização se o seu conteúdo não for interessante. E um dos fatores mais importantes para se ter um bom conteúdo é saber escrever bem, de forma clara, organizada e dentro das normas de ortografia e gramática. Não é preciosismo: se você não se preocupar com isso, espantará os seus visitantes mais exigentes. Veja neste artigo algumas dicas para melhorar a qualidade dos seus textos.



Introdução

Se você tem um blog, provavelmente gosta de escrever. Afinal, o conteúdo é a alma de um blog. Por isso, você tem a obrigação de escrever bem e respeitando as regras de ortografia e gramática de seu idioma. A palavra “obrigação” pareceu forte demais? É essa minha intenção: você está gerando conteúdo que será lido por dezenas, centenas ou milhares de pessoas e é importante que ele esteja escrito de maneira correta.

Talvez um texto bem escrito não atraia mais visitantes – afinal, você não está fazendo mais que sua obrigação – mas textos que contenham erros de português com certeza afastarão muitos de seus visitantes. Por melhor que seja o assunto tratado, um texto mal escrito é cansativo de ser lido.



Como escrever bem?

Já falei um pouco sobre o assunto no artigo Escrevendo e divulgando um bom artigo. Mas, há mais alguma dicas simples que você pode seguir para que seus artigos sejam bem escritos.



1. Leia bons textos

Este é o primeiro passo para escrever bem: leia bons textos e preste atenção neles. É uma ótima forma de acostumar-se a textos bem escritos e ter onde se espelhar. Duas fontes certas para encontrar textos bem escritos são os livros e revistas de renome, pois é mais difícil ver publicados neles textos que contenham erros. Além disso, essas publicações também podem lhe trazer boas idéias para novos artigos em seu blog.

Claro que há também blogs bem escritos, mas você precisa ser capaz de separar os bem escritos dos mal escritos, o que nem sempre é fácil.



2. Utilize ferramentas de revisão

Apesar desta dica ser básica, percebo que muitos blogueiros não a utilizam. A maioria das ferramentas onde você escreve já possuem recursos para revisão ortográfica do texto. Por isso, é imperdoável ver uma palavra escrita errada em seus artigos.

Utilizar as ferramentas de correção é muito simples. Veja abaixo como isso funciona nos dois mecanismos mais utilizados, o Editor do Blogger e o Windows Live Writer.

Se você escreve seus artigos diretamente no Blogger, basta acionar o botão destacado em vermelho na figura abaixo. Com isso, as palavras erradas passarão a ser marcadas em amarelo no seu texto. Ao clicar nelas, aparecerão as sugestões corretas.


Se você utilizar o Windows Live Writer, é só acessar o menu “Ferramentas” / “Verificar ortografia…” ou simplesmente apertar a tecla F7 para verificar a ortografia do texto já escrito.


Ainda no Windows Live Writer, há opções que você pode configurar referentes à verificação ortográfica do seu texto (como o idioma a ser verificado, caso esteja incorreto), conforme mostrado na figura abaixo. Você pode acessar as opções no menu “Ferramentas” / “Opções” / “Ortografia”.


Uma dica que dou para você não se esquecer mais de verificar a ortografia é marcar a opção que destaquei em vermelho na figura acima. Com isso, a ortografia sempre será verificada antes da publicação.



3. Releia seu próprio texto

Outra dica importante: releia seu próprio texto antes de publicá-lo. Os grandes escritores relêem seus textos diversas vezes antes de dá-los como encerrados. Isso é necessário porque é natural que você cometa erros enquanto escreve a primeira versão do texto. Como você ainda está elaborando suas idéias, elas podem não ficar claras na primeira tentativa. É sua chance de encontrar erros ou mesmo tornar o texto mais claro.



4. Peça para alguém ler seu texto

Se você ainda não possui segurança com relação ao que escreve, peça para outra pessoa ler seus textos, especialmente alguém que você saiba que escreve bem. Mesmo que o texto já esteja suficientemente claro e correto para você, é uma boa idéia ter a opinião de quem não participou da elaboração.



5. Faça um curso de redação

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, há a chance de que você ainda se sinta inseguro para produzir os seus próprios textos. Se você quer realmente levar isso a sério, uma oportunidade é realizar um curso de redação, onde você aprenderá as técnicas necessárias para redigir bons textos.

Neste sentido, uma ótima opção online é o Curso de Escrita e Redação, oferecido pelos Cursos 24 Horas. Por um valor bastante acessível (R$ 35,00), você pode assistir as vídeo aulas onde e quando quiser, e ainda tem a oportunidade de enviar suas redações para correção e comentários dos professores.



Conclusão

Espero ter conseguido convencê-lo da importância de que seus textos sejam bem escritos. Isso é fundamental se você quer demonstrar seriedade com seu trabalho. É uma tarefa que exige dedicação e trabalho constante. Se você tem problemas com isso, não desanime: as dicas acima irão ajudá-lo a ter um crescimento constante. Com certeza, seus leitores sentirão o resultado de seu esforço

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