domingo, 10 de outubro de 2010

NUMEROLOGIA E ESPIRITISMO


Numerologia


A numerologia é o estudo do valor metafísico dos números. Ela surgiu antes do alfabeto, foi ensinada nos templos do Egito e da Ásia. Tão antiga quanto a astrologia essa ciência sagrada dos números nos fornece elementos para avaliarmos o caráter e o destino de uma pessoa através do estudo numerológico de seu nome.

O primeiro grande numerólogo e matemático da história foi o místico Pitágoras, que estudou nas mais avançadas escolas iniciáticas de sua época: Egito, Palestina, Persia e India. Regressou à Grécia, após adquirir conhecimentos ocultos de todos os povos antigos e estabeleceu-se como professor e orientador dos jovens fundando a sua sociedade de estudantes, conhecida como Assembléia Central de Eruditos da Europa.

Os estudantes das escolas pitagóricas eram classificados de acordo com seu grau de adiantamento em: Exotérici, Genuini, Mathematici e finalmente os adiantados, os Esoterici. O ensinamento era ministrado de acordo com o grau do discípulo.O conhecimento secreto não podia ser escrito. Daí a razão pela qual tão pouco chegou até nós sobre esses ensinamentos. Sabe-se que a instrução era formulada em duas grandes divisões: a ciência dos números e a teoria da magnitude.

Foi na Cabala hebraica que a numerologia buscou a maior parte de seus ensinamentos, pois o alfabeto hebraico é que nos transmite o simbolismo do Egito antigo. Os antigos rabinos desenvolveram uma ciência de conceitos numéricos, a Cabala (Q.B.L.H - a doutrina recebida).

A Cabala Grega é derivada da Cabala hebraica, pois os gregos não usaram suas letras como números simbolizando concepções mentais. Ela inclui a Cosmogenia, a Teologia e a Guematria ou Numerologia.

Na numerologia, as letras hebraicas foram associadas a planetas, aos signos do zodíaco e aos números. E assim criou-se uma associação da qual resultou um mundo de relações com as quais as pessoas com conhecimento, podem fazer previsões sobre caráter, personalidade, acontecimentos futuros e a boa ou má sorte de uma pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário